quarta-feira, 19 de agosto de 2009

2- Esqueleto apendicular

·

2- Esqueleto apendicular

2-1- Membros e cinturas articulares

Cada membro superior é composto de braço, antebraço, pulso e mão. O osso do braço – úmero – articula-se no cotovelo com os ossos do antebraço: rádio e ulna. O pulso constitui-se de ossos pequenos e maciços, os carpos. A palma da mão é formada pelos metacarpos e os dedos, pelas falanges.

Cada membro inferior compõe-se de coxa, perna, tornozelo e pé. O osso da coxa é o fêmur, o mais longo do corpo. No joelho, ele se articula com os dois ossos da perna: a tíbia e a fíbula. A região frontal do joelho está protegida por um pequeno osso circular: a rótula. Ossos pequenos e maciços, chamados tarsos, formam o tornozelo. A planta do pé é constituída pelos metatarsos e os dedos dos pés (artelhos), pelas falanges.

Os membros estão unidos ao corpo mediante um sistema ósseo que toma o nome de cintura ou de cinta. A cintura superior se chama cintura torácica ou escapular (formada pela clavícula e pela escápula ou omoplata); a inferior se chama cintura pélvica, popularmente conhecida como bacia (constituída pelo sacro - osso volumoso resultante da fusão de cinco vértebras, por um par de ossos ilíacos e pelo cóccix, formado por quatro a seis vértebras rudimentares fundidas). A primeira sustenta o úmero e com ele todo o braço; a segunda dá apoio ao fêmur e a toda a perna.

Juntas e articulações

Junta é o local de junção entre dois ou mais ossos. Algumas juntas, como as do crânio, são fixas; nelas os ossos estão firmemente unidos entre si. Em outras juntas, denominadas articulações, os ossos são móveis e permitem ao esqueleto realizar movimentos.

Ligamentos

Os ossos de uma articulação mantêm-se no lugar por meio dos ligamentos, cordões resistentes constituídos por tecido conjuntivo fibroso. Os ligamentos estão firmemente unidos às membranas que revestem os ossos.

0 comentários:

TRANSLATE

Atualização por E-mail Gratis

Digite seu endereço de e-mail:

Fique atualizado sempre que um novo poste for feito no blog gratis. FeedBurner

Recados Deixe o Seu

Veja Também

Blog Directory DigNow.net

Importante

Termos de Uso e Copyright O site Técnico em Enfermagem, foi criado para ajudar e nao atrapalhar ninguem! Técnico em Enfermagem - seu site de dicas e dicas e mais dicas! Termos de Uso 1 - Todo Conteudo nesse site deve ser usado com cuidado, qualquer dano que venha acontecer com seu computador e de sua responsabilidade! 2 - nao nos responsabilizamos pelo mau uso de qualquer conteudo existente no site, o usuario detem toda a responsabilidade! 3 - nao venha pedir downloads de programas ou algum material ilegal, pois o site so coloca programas ou arquivos que tenha as licenças , Freeware,Shareware e Trial, nada de cracker ou serial! Copyright 1 - Voce pode copiar qualquer conteudo deste site, mas coloque pelo menos um link! 2 - Se algum conteudo for seu e nao tem os creditos ou voce nao quer que ele apareça no site,deixe um comentario no poste relacionado ao conteudo, para retirarmos o conteudo do site ou dar os devidos creditos, pois nosso site nao quer levar creditos sobre as obras de ninguem e nem lucrar com elas apenas trasmitir informaçoes para aprendizado totalmente gratis. ATT: Técnico em Enfermagem