quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Classificação dos ossos

·

Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em:

A - Longos: têm duas extremidades ou epífises; o corpo do osso é a diáfise; entre a diáfise e cada epífise fica a metáfise. A diáfise é formada por tecido ósseo compacto, enquanto a epífise e a metáfise, por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: fêmur, úmero.

Imagem: AVANCINI & FAVARETTO. Biologia – Uma abordagem evolutiva e ecológica. Vol. 2. São Paulo, Ed. Moderna, 1997, com adaptações

B- Curtos: têm as três extremidades praticamente equivalentes e são encontrados nas mãos e nos pés. São constituídos por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: calcâneo, tarsos, carpos.

C - Planos ou Chatos: são formados por duas camadas de tecido ósseo compacto, tendo entre elas uma camada de tecido ósseo esponjoso e de medula óssea Exemplos: esterno, ossos do crânio, ossos da bacia, escápula.

Revestindo o osso compacto na diáfise, existe uma delicada membrana - o periósteo - responsável pelo crescimento em espessura do osso e também pela consolidação dos ossos após fraturas (calo ósseo). As superfícies articulares são revestidas por cartilagem. Entre as epífises e a diáfise encontra-se um disco ou placa de cartilagem nos ossos em crescimento, tal disco é chamado de disco metafisário (ou epifisário) e é responsável pelo crescimento longitudinal do osso. O interior dos ossos é preenchido pela medula óssea, que, em parte é amarela, funcionando como depósito de lipídeos, e, no restante, é vermelha e gelatinosa, constituindo o local de formação das células do sangue, ou seja, de hematopoiese. O tecido hemopoiético é popularmente conhecido por "tutano". As maiores quantidades de tecido hematopoético estão nos ossos da bacia e no esterno. Nos ossos longos, a medula óssea vermelha é encontrada principalmente nas epífises.

Diferenças entre os ossos do esqueleto masculino e feminino:

Clique na imagem acima para ampliar

0 comentários:

TRANSLATE

Atualização por E-mail Gratis

Digite seu endereço de e-mail:

Fique atualizado sempre que um novo poste for feito no blog gratis. FeedBurner

Recados Deixe o Seu

Veja Também

Blog Directory DigNow.net

Importante

Termos de Uso e Copyright O site Técnico em Enfermagem, foi criado para ajudar e nao atrapalhar ninguem! Técnico em Enfermagem - seu site de dicas e dicas e mais dicas! Termos de Uso 1 - Todo Conteudo nesse site deve ser usado com cuidado, qualquer dano que venha acontecer com seu computador e de sua responsabilidade! 2 - nao nos responsabilizamos pelo mau uso de qualquer conteudo existente no site, o usuario detem toda a responsabilidade! 3 - nao venha pedir downloads de programas ou algum material ilegal, pois o site so coloca programas ou arquivos que tenha as licenças , Freeware,Shareware e Trial, nada de cracker ou serial! Copyright 1 - Voce pode copiar qualquer conteudo deste site, mas coloque pelo menos um link! 2 - Se algum conteudo for seu e nao tem os creditos ou voce nao quer que ele apareça no site,deixe um comentario no poste relacionado ao conteudo, para retirarmos o conteudo do site ou dar os devidos creditos, pois nosso site nao quer levar creditos sobre as obras de ninguem e nem lucrar com elas apenas trasmitir informaçoes para aprendizado totalmente gratis. ATT: Técnico em Enfermagem